Ciência da Terapia Natural 
 é Ciência Natural - 
  
Saúde e Cura
pelo princípio de seleção
no turnover (reciclagem) das proteínas




                                                                             † O Prof. Dr. med. Pirlet foi catedrático da Medicina Interna (1962-1986) da Universidade de Frankfurt com pesquisas em reumatologia, 
terapia física, terapia dietética, climatologia, balneologia, 
fisiologia da constituição e biologia molecular

Prof. Dr. med. Karl Pirlet fundamenta a base científica da terapia natural assim: 

A natureza procura manter a função de cada célula, de todos sistemas celulares de maneira mais eficiente possível, a partir da destituição e restituição das proteínas e pela seleção cuidadosa de proteínas intactas, intactas em sua estrutura e função. A reciclagem (turnover) das proteínas segue o princípio da seleção. 



A base científica da terapia natural está na estimulação da contínua reciclagem e renovação das proteínas.

Assim a natureza se renova e rejuvenesce a cada segundo no nível protéico-molecular, selecionando o que é melhor. A terapia natural procura estimula a renovação das células para a melhor função possível de todos os õrgãos através de práticas que têm efeitos comprovados fisiológicos e psicológicos.

Este processo da reciclagem celular é mantido por: 
  • metabolismo (alimentação e digestão)
  • movimentos, massagens (fricção, deformação e distorção)
  • influências mentais, emocionais e espirituais
  •  frio - calor
  • estimulação, luz, clima
Este processo pode ser estimulado por medidas terapêuticas.

   

Perguntas científicas e respostas e orientações*


 Prof. Dr. med. Karl Pirlet

"O princípio de seleção na reciclagem (turnover)
das moléculas protéicas é o fundamento científico
da moderna terapia natural".

Professor catedrático da Medicina Interna
na Universidade de Frankfurt - Alemanha (1962-1986),
pesquisas em reumatologia, terapia de dietética intensiva, fisioterapia,
climatologia, balneologia, fisiologia constitutiva e biologia molecular

  • Como explicar, que vivemos e sempre continuamos vivendo dia a dia, ano ao ano, uma vida inteira?
  • Como explicar, que mantemo-nos sadios, durante um longo tempo, se cuidarmos bem da nossa natureza.
  • Como explicar, que nossa natureza, por sua própria força, reencontra o caminho de uma situação doentia e caótica para uma ordem sadia e estável?  Muitas vezes sem ajuda médica?
  • O que devemos fazer, nós mesmos, para ficar sadio ou recuperar, de própria força, a saúde? Qual é a tarefa do médico?
 *artigo de Prof. Pirlet, traduzido por Frei Klaus Th. Finkam

Terapia Natural é Ciência Natural - para muitos, uma afirmação surpreendente e provocativa. Gostaria de demonstrar que a Ciência da Terapia Natural faz parte da Ciência Natural, parte integral da biologia, do estudo da vida. 

Meu ponto de vista:
Vida, saúde, doença e cura podemos somente entendê-las quando tomamos conhecimento da força curatvia da nossa própria natureza (vis mediatrix naturae), da natureza imanente em nós.
As afirmações de uma Ciência Natural seriam incompletas se não fossem evidenciados por afirmações científicas de uma Ciência da Terapia Natural, fundamentada e orientada na pessoa doente. Por isso gostaria de tratar as seguintes questões:

1. O que é Ciência da Terapia Natural?
O termo da Terapia Natural precisa de um conteúdo diferente, de um conceito científico. A Terapia Natural é a ciência da força curativa e salvaguarda na pessoa humana como em cada ser vivo desse planeta. Essa força não é um sistema funcional ou orgânico visível que pode ser medido simplesmente, mas sim, um princípio: o PRINCÍPIO SELEÇÃO. Foi a seleção que tem marcado o desenvolvimento da vida no nosso planeta e a tem evoluído sempre mais. A seleção acontece também em nós - em cada processo celular e proteíco-moelcular.
É sobre isso que a Terapia Natural e a Ciência da Terapia Natural nos devem informar.

2. O que é a força curativa e salvaguarda da nossa própira natureza?
A reposta não veio das pesquisas experimentais das áreas fisiológicas sistêmicas (por exemplo sistema circulatório, metabolismo, regulação térmica), mas da análise científica dos processos celulares e protéico-moleculares.
Cada cura é um processo de seleção: partes doentes ou partes que não funcionam são destituídas do próprio organismo, muitas vezes com ajuda do médico. O sadio permanece e é selecionado. Igualmente num organismo sadio: em cada célula sadia são substituídas, em poucos dias, moléculas protéicas envelhecidas por moléculas protéicas novas, novas em sua estrutura e função.

É um eterno morrer e nascer em nós.

Esse PRINCÍPIO SELEÇÃO na formação e eliminação das proteínas marca todos os processos vitais e explica vida, saúde e cura. 
Sobre essa visão desenvolveu-se uma dura, longa e dolorosa discussão com representantes da fisiologia molecular. Precisava opor-se contra as teses dogmáticas de uma eliminação determinada como de acaso.
Em 2004 os bioquímicos Hershko, Ciechanover e Ross receberem, após anos de trabalho, o Prêmio Nobel por seus resultados: as moléculas protéicas de cada célula (2 a 10 bilhões em cada uma) são eliminadas determinadamente por seleção, e não de maneira estocástica, de mero acaso. É o princípio básico em todos os fenômenos de uma cura induzida terapeuticamente e espontânea, especialmente na conservação da vida acima de mais de 80 anos: seleção.

3. O que é constituição e terapia constitutiva?
Cada terapia natural, cada tratamento físico e dietético precisa reajustar as respectivas medidas às propriedades constitutivas de cada doente. A constituição peculiar de cada doente tem que ser levada em conta. Pode-se demonstrar em achados clínicos, como essas propriedades constitutivo fisiológicas podem ser diagnosticadas e observadas na prática médica do dia a dia.

4. O que é prevenção? O que é terapia?
Todos os esforços médicos têm caráter preventivo. Sempre procuramos prevenir acidentes que nos ameaçam: com a eliminação, a tempo, de um nódulo cancerígeno, de uma vesícula biliar purulenta, com a aplicação de insulina, digitális, antibiótico, anti-hipertônico, anti-trombótico, etc. Cada chamado “diagnóstico de prevenção” – por exemplo na ginecologia, gastroenterologia – quer descobrir a tempo um possível desenvolvimento de uma doença e quer, dessa forma, iniciar, a tempo, uma terapia. Na clínica médica temos os fatores de risco ou indicadores de risco como hipertensão e hiperglicemia, os quais, como desvios patológicos, deveriam ser tratados como doenças.
Com isso nos enganamos muitas vezes no sentido principal da palavra prevenção. Nós deveríamos, seguindo o primeiro axioma do mandato médico, afirmar:
Queremos evitar a doença e cada desvio do estado sadio
pelo nosso esforço de manter a pessoa sadia em plena saúde.
Temos que dizer a cada pessoa sadia, o que ele deve fazer e o que não deve fazer para manter sua saúde.  
5. O que nos torna doente?
Poderíamos fazer uma lista comprida: defeitos genéticos, substâncias tóxicas no ar, na água e nos alimentos, poucas vitaminas, cigarros de mais, vírus, bactérias, o estresse cotidiano etc. Assim se diz: o ambiente nos faz doente. Não nego a importância desses fatores. Muitas coisas deveriam ser feitas e outras postas de lado.
A natureza tem seus milagres, suas leis e seus princípios – mas essa natureza está também em nós.
Podemos deduzir dessas leis também normas. O animal as observe com seu instinto. Nós, como seres racionais, muitas vezes menosprezamos essas normas. Como podemos entender essas leis e suas implicações (graças às pesquisas científicas), temos responsabilidade para aquilo que acontece em nós. Nosso desejo é, pois, ficar sadios e sãos. Escutemos, então, o que as ciências naturais e a ciência de terapia natural nos têm a dizer.
6. Para que serve a „terapia dietética“?
A palavra dietética vem de “diaita” da medicina grega. Diaita quer dizer: ordem sadia de vida! No centro da prevenção de saúde da Grécia estava a advertência de achar em tudo a medida certa e observar a medida certa. Também na bebida e comida. Hoje, a medicina sabe o que dever ser observado: fornecimento suficiente de todos os nutrientes necessários – e adaptação ao rendimento debilitado dos órgãos enfermos (falha do fígado, insuficiência renal, diabetes, doenças inflamatórias intestinais, força diminuída do sistema digestivo).
Uma síndrome, porém, sempre de novo, é negligenciada, não importa sendo em pessoas doentes ou sadias: a sobrecarga dos nosso órgãos digestivos através de alimentos impróprios e pela técnica errada de comer.
Porque nem tudo que engolimos, é digerido de forma ordenada. Aquilo que não é digerido é decomposto pelas bactérias. Ai se desenvolve a formação de toxinas no intestino e se estabelece uma intoxicação partindo do intestino para dentro do organismo. Julgo essa “autointoxicação” como um fator patogênico da primeiríssima ordem.
Ademais, o dever para a recepção de nutrientes e o metabolismo intermediário é o estímulo natural mais importante para cada célula. Os processos vitais conduzidos geneticamente e as atividades protéico-moleculares são mantidas num nível elevado através das necessidades funcionais – e mesmo através da seleção contínua de proteínas, sadias em sua estrutura e sua função.
7. Para que serve a terapia física?
Se trata da tarefa do médico para dizer ao doente e ao sadio, que a natureza de todo ser vivo precisa de influências físicas para poder viver e se manter sadio e são: calor, frio, luz, pressão, fricção, movimento – com cada banho de água fria, com cada banho de aquecimento, com cada batido do coração, com cada passo, com cada respiro. Deixamos falter muitas coisas, e fazemos muitas coisas erradamente. Essas influências físicas em conformidade da nossa natureza se transformam na mão experiente do médico em terapia física ou fisioterapia.
Demonstrarei, que todos os fatores físicas mencionados aumentam o metabolismo e a reciclagem das proteínas nos sistemas celulares, agindo e reagindo. Desta forma a eliminação de proteínas envelhecidas, inaptas funcionalmente será acelerada e proteínas sadias de exelente função serão selecionadas. Os rendimentos de todos sistemas funcionais e órgãos serão elevados a um patamar superior. A fisioterapia se torna plausível cientificamente.
O conceito terapêutico do
 Moderno Método Integral Repare®


é uma abordagem terapêutica,   
baseada nos métodos diagnósticos e nos conheceimentos
da medicina moderna e na ciência da terapia natural   

  • Regeneração e descanso do organismo: repouso e movimento, dieta leve, tratamento médico manual do abdomen...
  • Educação para um novo estilo de vida - alimentar, mental e emocional: auto-controle mastigatória, auto-sugestões, dinâmicas de grupo...
  • Purificação e Desintoxicação: movimento, sauna, massagem, banhos, aumento da diurese...
  • Auto-Conhecimento e Auto-Estima: relaxamento, meditação, movimento,yoga, dinâmicas de grupo...
  • Restiuição e Complementação: sais minerais, vitaminas...
  • Educação corporal: movimentos, yoga...  



Purificação e Desintoxicação

    Poluentes Órgãos Ação terapêutica

    Aparelho     digestor
•  Sal Amargo
•  Lavagem intestinal
•  Tratamento manual do abdômen 
      Pulmão
•  Tratamento manual do abdômen
•  Exercícios, Ginástica
        Pele
•  Balneoterapia: água, ar, sol
•  "Sauna" úmida ou seca
•  Escova seca
        Rins
•  Muita água (urina clara e transparente
•  Chás dieuréticos
•  Banho das pernas com temperatura    ascendente


Organismo inteiro
•  Pó alcalino
•  Terapias adjuvantes


tratamento médico manual do abdómen


O tratamento manual do abdómen traz um bem estar para o corpo e a alma. Esse procedimento médico é mais que uma massagem e faz parte da Moderna Terapia Integral Repare, trazendo os seguintes benefícios:

melhora o tónus1 e a peristalse (movimento progressivo) do intestino, aclerando a eliminação das fezes e de resíduos fecais antigos. Segmentos hiperativos do intestino são harmonizados e segmentos lentos ativados.
melhora a circulação da linfa e do sangue venoso ajudando no descongestionamento dos órgãos em toda região do abdómen, facilitando desta maneira o fluxo do sangue arterial rico em oxigênio.
melhora o descongestionamento das glândulas digestivas, incluindo o fígado e o pâncreas.
aprofunda a respiração, sobretudo a expiração, resultando em uma maior oxigenação do sangue.
melhora a elasticidade da pele com uma melhor coloração. O rosto se mostra mais novo, relaxado, vigoroso e consistente.
exerce influência harmonizante sobre o sistema vegetativo nervoso, equilibrando a ação do nervo simpático, co-responsável pelo estresse.
facilita a comunicação e partilha entre cliente e médico e dá valiosa informação sobre o processo terapêutico permitindo reajustes quando necessários.
Para um melhor desempenho da terapia, seria ideal de optar pelo tratamento médico manual do abdómen três vezes por semana.

1_____________
Tônus é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração imediatamente depois de receber o impulso dos centros nervosos.

  
Câncer do Pâncreas e Brócolis
Brotos de Brócolis (Sulfarofano) matam células-tronco do carcinoma do Pâncreas.


Prof. Dr. rer. nat Ingrid Herr, da Clínica Universitária de Heidelberg - Alemanha, Departamento Pesquisas sobre Carcinoma de Pâncreas.


Carta da Prof. Herr para os pacientes (Tradução: Klaus  Finkam)

Caro paciente,

Obrigado por seu interesse em nossos dados experimentais sobre a substância sulforafano contida nos brócolis, que mostra muito boa atividade contra as células-tronco tumorais mais agressivas de câncer de pâncreas em experimentos de laboratório e camundongos. 
Nossos dados laboratoriais estão sendo confirmadas por outros pesquisadores em doenças com tumores malignos da mama e da próstata. Nossas pesquisas em culturas de células e camundongos são fundamentadas também por estudos epidemiológicos em que os hábitos alimentares de um grande grupo populacional foram avaliados em relação ao risco de câncer ou a progressão de um câncer. Embora os resultados apresentados sejam promissores, eles podem ser transferidos apenas para o tratamento clínico quando recebemos dados de estudos clínicos com pacientes. 

Nos EUA, os estudos-piloto estão em curso desde 2012 em que se estuda o efeito do sulforafano em lesões precursoras de melanoma, assim como em carcinomas da próstata e da bexiga. Em nossa clínica, os preparativos finais para o lançamento de um estudo-piloto estão em curso, em que o efeito de brotos de brócolis é testado em 40 pacientes com carcinoma avançada de pâncreas; esses pacientes estão sendo tratados na Clínica Cirúrgica em Heidelberg. Metade dos pacientes receberão quimioterapia e brotos de brócolis e a outra metade apenas quimioterapia, seguida pela avaliação dos efeitos sobre a qualidade de vida, marcadores tumorais, crescimento de tumores e sobrevivência. Abaixo, você encontrará informações detalhadas sobre alimentos com sulforafano e outros dados interessantes sobre dieta e câncer.
 
Informações gerais sobre Sulforafano 
Desde os tempos antigos, conhecemos o efeito curativo das plantas crucíferas. Estas incluem brócolis e couve-flor, e todos os outros tipos de couve, mas também agrião, rúcula , rabanete, nabo , rabanete, colza e mostarda.  
Agora conseguiram isolar os ingredientes ativos desta família de plantas. São os glicosinolatos com mais de 150 diferentes variações. Eles são presentes em quantidades variadas nos numerosos representantes dos crucíferos. Estes são responsáveis pelo sabor acentuado ardeloso de rabanete, rábano e mostarda ou em parte pelo gosto amargo das diferentes variedades de couve. 

Um dos glucosinolatos mais conhecidos e estudados é o Glucorafano, que é transformado em sua substância ativa Sulforafano, que temos utilizado em nossos estudos experimentais. O sulforafano ainda não está disponível como como substância pura, como medicamento. Pode-se, no entanto, absorver o sulforafano em doses terapeuticamente eficazes, através da alimentação. 
A estudo prospectivo e epidemiológico em pacientes com câncer de próstata concluiu que o consumo freqüente de brócolis ou couve-flor (3 - 5 porções por semana) reduz o risco de propagação do câncer em 50%. 
A efeito preventivo contra câncer por vegetais crucíferos foi comprovado em vários outros estudos epidemiológicos. Numerosos estudos científicos mostram que o sulforafano e seus parentes ajudam contra a inflamações e infecções causadas por bactérias e vírus e impedem o crescimento do tumor. Dados recentes demostram, da mesma forma, uma influência positiva sobre a flora intestinal por vegetais da família brassicaceae. A flora intestinal saudável é essencial para fortalecer o sistema imunológico e, com isso, para uma melhor defesa contra tumores. 

O sulforafano contra células-tronco de tumores 
Nós, fomos os primeiros a mostrar, em experimentos laboratoriais e com camundongos que o sulforafano também ataca as células-tronco, altamente agressivas, do carcinoma de pâncreas para torná-las assim mais sensíveis à quimioterapia. 

De acordo com a hipótese, são as células-tronco canceríginas responsáveis pelo surgimento e disseminação do câncer. Elas sobrevivem à quimioterapia e radioterapia convencional. Como as células tumorais normais são mais sensíveis, elas morrem sob a terapia e o tumor normalmente regride, especialmente durante os primeiros ciclos de terapia. No entanto, uma vez que as células-tronco tumorais resistentes permaneçam, elas podem formar o tumor novamente. 

Alias, podemos ver que as células-tronco tumorais são enriquecidas durante tratamentos repetidos por quimioterapia e, portanto, o tumor torna-se resistente depois de vários ciclos. Uma dieta rica em vegetais que contêm sulforafano poderia, portanto, contrapor tal enriquecimento de células-tronco tumorais.
Alimentação e Câncer



" A coisa principal é ficar satisfeito e cheio! " - Por gerações, essa frase determinou o que uma familia alemã colocou na mesa e comia. Sabemos hoje, no entanto, que Hipócrates, o famoso médico da antiguidade, com sua exigência de que seu alimento deve ser o nosso remédio, tinha razão.
 

Hipócrates  
 "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Pois a seleção correta dos alimentos, ao que parece, pode prevenir ou curar muitas doenças. Assim, o pesquisador canadense Richard Beliveau da Universidade de Montreal foi capaz de demonstrar na sua pequisa, que certos alimentos são capazes de proteger-nos contra o câncer.  

Seja na medicina natural ou medicina ayurvédica: a mudança alimentar e dietética faz parte dos conceitos mais avançados da terapia contra câncer. É possível de recuperar sua saúde através da alimentação?
O filme mostra quais as respostas os scientistas da área podem dar a essa resposta.  

Filme de Angelika Wörthmüller

http://buscando-saude-integral.blogspot.com/2014/05/alimentacao-e-cancer-assista-um-video.html

Não clicar no ícon legendas. 
Elas já foram incorporadas no filme






Nutrição e Comportamento


Nesta palestra Dr Russel Blaylock explica a ligação importante entre a nutrição e a nossa saúde - como a nutrição afeta o nosso comportamento mental. 

Russell L. Blaylock é neurocirurgião aposentado e autor. Trabalhou como professor adjunto de neurocirurgia na Universidade do Centro Médico de Mississippi (University of Mississippi Medical Center) e atualmente é professor visitante no departamento de biologia no Belhaven College.


PARA OS PAIS! Uma nova realidade no Colégio Appleton School em Wisconsin.Um grande filme baseado em cinco anos de experiência extraordinária na escola alternativa Appleton em Wisconsin, Estados Unidos. Ganhou destaque no filme de Morgan Spurlock "Faça me Gigante!" (Supersize Me). A escola era assolada com ausência frequentes dos alunos em aulas, drogas, violência e suicídio, que exijam presença policial na escola. Depois de uma grande reforma alterando o programa de merenda escolar, hoje, a escola e os seus alunos demonstram um nível de aumento no rendimento escolar, eliminando por completo os problemas acima citados.

Filme documentário: dublado em português do filme original "Diet for a New America - Your Health - Your Planet"


Dieta para uma nova América
Sua Saúde - Seu Planeta

Um documentário muito interessante sobre os graves problemas éticos, ecológicos e de saúde. O filme mostra as estreitas ligações entre nossa alimentação, nossa saúde e a saúde do meio ambiente. O filme apresenta  alternativas para se ter uma alimentação mais saudável, ética e ecológica.
 

Popular Posts